segunda-feira, 26 de maio de 2014

Construção de hidrelétricas no Amazonas é repetição de “erros cometidos” durante o regime militar, diz cientista !

Desafios
Ennio Candotti descreveu como “tecnocratas” os estudos realizados sobre o potencial da Amazônia. Para ele, são observados apenas os parâmetros de ocupação e de extensão de um território, sem levar em consideração os significados simbólicos e de preservação ambiental.
Engano
O coordenador da Fundação Vitória Amazônia (FAV), Carlos Durigan, disse que vê com bastante preocupação a construção das hidrelétricas. Ele alertou para a ausência de discussão e o desconhecimento da sociedade acerca do projeto. “Os órgãos precisam promover debates, esclarecer a sociedade quando o projeto está sendo idealizado”, disse.
Alerta
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Luiz Castro (PPS)  criticou a “visão desenvolvimentista do governo Dilma” em relação ao modelo energético.
Estudos
A assessoria de imprensa da Aneel informou, por email, que o órgão é responsável apenas pela análise técnica. Segundo a assessoria, a sociedade civil, Ongs e associações tiveram conhecimento do assunto.
 

Um comentário: